Filho fora do casamento tem direito a herança? Descubra aqui!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
filho fora do casamento tem direito a herança

Será que o direito de herança de filhos fora do casamento é garantido pela lei? Se for, como é feita a divisão de bens nestes casos? Se você também está com essas dúvidas, esse post reúne algumas informações que podem te ajudar a entender melhor a questão!

Ao longo deste artigo vamos esclarecer quem tem direito a herança e te contar se os filhos nascidos fora do casamento podem ou não receber os bens. Continue a leitura até o fim para descobrir!

Quem tem direito a herança?

Que a herança é um direito dos filhos você já deve saber, certo? Mas será que isso é válido para filhos nascidos fora do casamento também? A resposta é sim, o direito de herança de filhos fora do casamento é garantido por lei. 

Nós explicamos tudo para você: perante a legislação brasileira, filhos são filhos independente de serem biológicos, adotivos ou fruto de um outro relacionamento. Esse direito está previsto na Constituição Federal, que diz o seguinte em seu artigo 227, § 6º.

Com isso já podemos concluir que o filho fora do casamento tem direito a herança garantido pela legislação, da mesma forma que os filhos havidos dentro do casamento. 

Agora você pode estar se perguntando como funciona a divisão de herança com filhos fora de casamento, certo? Não se preocupe: também vamos te explicar tudo isso com detalhes a seguir, é só continuar a leitura com a gente!

Direito de herança de filhos fora do casamento

Perante a lei, os filhos são os chamados herdeiros legítimos – sejam eles adotados, biológicos ou de outros relacionamentos  – por isso são os primeiros na lista de sucessão para receber os bens caso o falecido não tenha deixado um testamento. Apesar desta garantia, as regras são um pouco diferentes para filhos do casal e para aqueles nascidos fora do casamento.

Vamos entender melhor como funciona o processo de herança para filhos fora do casamento? Olha só:

Divisão de herança com filhos fora do casamento

Como herdeiros legítimos, sua parte dos bens é garantida, mas apenas aquela deixada por quem for seu pai ou sua mãe. 

Por exemplo: José é casado com Maria, com quem tem 2 filhos. Fora do casamento, José teve mais um filho. Ao falecer, os 3 filhos têm direito a dividir metade do patrimônio do pai que é comum aos três, José. A outra metade fica resguardada a Maria, dependendo, é claro, do seu regime de bens do casamento com José. 

Outros direitos dos filhos fora do casamento

Além de ter direitos sobre pelo menos metade da herança deixada pelo pai, a lei também determina que os filhos fora do casamento tem direito a receber o sobrenome do pai e pensão alimentícia para garantir o seu sustento, conforme previsto no artigo 1.696 do Código Civil

Vale ressaltar que o regime de bens do casal é levado em conta na hora da divisão de bens do falecido, mas nada anula o fato de que o filho fora do casamento tem direito a herança tanto quanto os filhos concebidos dentro do casamento ou da união estável. Agora ficou bem mais fácil entender a divisão de herança com filhos fora do casamento, não é mesmo? Se ainda ficou com alguma dúvida sobre o assunto, não precisa se preocupar: basta entrar em contato com um dos profissionais especialistas da AMK Advogados e eles respondem tudo para você agora mesmo!

Deixe seu comentário

Sobre

ANDRADE, MARQUES E KURASHIMA – AMK foi fundado por um grupo de profissionais com relevante atuação na advocacia consultiva e contenciosa nos mais renomados escritórios do país, que lhes propiciou conhecimento técnico. O objetivo do escritório é atender com excelência, aproximando os clientes do universo jurídico e tornando-o mais fácil de se compreender. Informação clara, atualização constante e resposta ágil para o problema proposto são premissas básicas e fundamentais da atuação do AMK.

Posts Rescentes

Siga-nos

Fale Conosco

Cadastre-se para receber nossas Newsletter