Como se divorciar em 3 passos

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Como se divorciar

Atualmente no Brasil um a cada 3 casamentos acabam em divórcio, mas apesar de ser um processo recorrente muitas pessoas não sabem como dar início a separação legal.

A união permanente com uma outra pessoa já foi o sonho de muita gentes, mas com o passar do tempo isso mudou, fazendo as estatísticas mostrarem um declínio no número de casamentos e um aumento em relação ao divórcio.

Esse processo é mais solicitado por mulheres e nem sempre é tão conhecido quanto achamos; é comum algumas pessoas não saberem como dar entrada no divórcio e muito menos fazê-lo sem passar por transtornos desnecessários.

Pensando nisso nós da AMK Advogados que somos especialistas em direito de família reunimos neste artigo como você pode se divorciar em 3 passos!

Passo a passo do processo de divórcio

Como se divorciar

O momento em que o casal nota que o casamento já chegou ao fim e decide separar-se legalmente é algo possível, se este é o seu caso confira como fazer isso.

Contrate um bom advogado

Como se divorciar

Processos judiciais podem ser bastante burocráticos e para ter um divórcio sem transtornos é essencial estar bem representado por um advogado especializado em Direito de Família. Essa especialização além de garantir mais eficácia e rapidez com o divórcio, permite ao advogado entender melhor as questões emocionais envolvidas no seu caso e assim passar orientações certeiras quanto ao processo, seja ele litigioso ou consensual.

Para garantir a contratação de um bom advogado busque referências com seus amigos, mas também procure por indicações de pessoas sem vínculo sentimental, para que indiquem o profissional baseado em seu profissionalismo e competência, e não por gostar de você; leia comentário em sites e busque a maior quantidade de informações que puder sobre o advogado. 

Consultar o site da OAB para saber da regularidade do profissional também é algo muito indicado; infelizmente é comum no mercado existirem muitos pseudos-profissionais. 

Reúna todos os documentos necessários

Após uma conversa com o advogado escolhido, depois de receber orientações de como dar entrada no divórcio, reúna os documentos necessários para este processo, os principais são: 

  • Certidão de casamento 
  • Pacto pré nupcial (quando houver)
  • Documentação de bens e imóveis adquiridos pelo casal
  • RG e CPF de cada um dos cônjuges 
  • Certidão de nascimento dos filhos 

O casal deve fazer um levantamento de todos os bens que foram adquiridos em conjunto para que haja a partilha de bens, além disso quando existem filhos gerados na relação, os períodos de visitação ou o tipo de guarda dos filhos podem ser definidos no mesmo processo, para isso faz-se necessário alguns outros documentos.

Sempre faça o possível para que exista um divórcio sem transtornos e amigável, pois isso lhe economiza tempo e dinheiro. Não sendo possível a separação consensual, todas essas decisões ficam submetidas a um processo judicial.

Dê entrada no pedido de divórcio

Esse é último item no passo a passo do processo de divórcio, aqui o advogado com toda a papelada em mãos realiza uma petição com todas as decisões tomadas pelo casal.

Um divórcio envolve valores que vão depender de cada caso e o prazo para duração do processo também é um fator variável, podendo ser imediato; dependendo das condições os envolvidos podem sair do cartório divorciados, ou esperarem anos até a finalização do processo.

Todas essas questões podem ser facilmente respondidas por um especialista. Além da parte burocrática, o advogado pode ser um apoio e tanto para a superação desse momento delicado.

Nós da AMK Advogados somos especialistas em Direito de Família, podemos te ajudar a ter um processo de divórcio menos traumático, com orientação e performance assertivas, além de oferecer todo o apoio necessário nesse momento. Acesse nosso site para conhecer mais sobre nosso trabalho.

Deixe seu comentário

Sobre

ANDRADE, MARQUES E KURASHIMA – AMK foi fundado por um grupo de profissionais com relevante atuação na advocacia consultiva e contenciosa nos mais renomados escritórios do país, que lhes propiciou conhecimento técnico. O objetivo do escritório é atender com excelência, aproximando os clientes do universo jurídico e tornando-o mais fácil de se compreender. Informação clara, atualização constante e resposta ágil para o problema proposto são premissas básicas e fundamentais da atuação do AMK.

Posts Rescentes

Siga-nos

Fale Conosco

Cadastre-se para receber nossas Newsletter