Saiba a importância do direito médico para o profissional da saúde

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
advogado especialista em direito médico

O número de ações contra profissionais da área da saúde por erro médico cresceu muito nos últimos anos, mas a boa notícia é que existe um ramo jurídico especializado para agir em defesa do médico: o advogado especialista em direito médico.

Para entender a importância do direito médico para você, que trabalha na área da saúde, acompanhe este post com a gente!

O que é direito médico?

Como falamos logo no início deste post, o número de ações judiciais contra médicos tem crescido cada vez mais e quem trabalha nesta área precisa tomar alguns cuidados básicos. As estatísticas já chegaram a registrar 3 ações de erro médico por hora no Brasil. 

Entender os deveres e direitos do médico é essencial para quem escolhe seguir nessa carreira. Pensando nisso, a assessoria jurídica pode ser de grande ajuda, não somente para agir em sua defesa em ações judiciais, mas também na atuação preventiva.

Um dos grandes benefícios do direito médico é aperfeiçoar sua gestão ético-legal, além de proteger-se das demandas judiciais. Lembre-se que, grande parte do sucesso médico, vem da construção de uma boa reputação e do oferecimento de um atendimento de qualidade aos pacientes. 

Confira o que um advogado especialista em direito médico pode fazer por você:

  • Assessoria jurídica preventiva
  • Elaboração e revisão de pareceres técnicos jurídicos
  • Revisão e elaboração de contratos
  • Cuidados com o prontuário médico

Por que contratar um advogado especialista em direito médico?

Além de te orientar sobre os deveres e direitos do médico, auxiliando nas questões jurídicas, um advogado especializado pode fazer toda a diferença na construção da sua carreira. 

Com foco sempre na prevenção de ações jurídicas, o advogado especialista em direito médico vai te ajudar a lidar com situações delicadas de forma mais assertiva. Ele poderá oferecer uma orientação correta para o preenchimento de documentos e também sobre o comportamento adequado em situações específicas.

Em caso de ações por erro médico, por exemplo, é importante contatar um advogado rapidamente. Muitas vezes, a situação pode ser mais simples de resolver do que parece: basta uma conversa com o paciente ou a família para esclarecer detalhes mal interpretados do tratamento. 

Contudo, é importante também saber quais são seus deveres como profissional da medicina, entender os limites éticos e estar muito atento ao seu trabalho para evitar erros cruciais. 

Benefícios do direito médico

Já entendemos o que é direito médico e conseguimos visualizar melhor a importância de uma assessoria jurídica para profissionais da medicina, certo? 

Medidas simples, como anotações detalhadas e precisas sobre cada atendimento, já podem fazer toda a diferença no seu dia a dia e evitar muita dor de cabeça. Para saber exatamente como proceder, o advogado poderá te ajudar.

Confira os principais benefícios do direito médico:

  • Atua prevenindo erros 
  • Gestão de riscos
  • Orientação para registros mais claros e detalhados sobre cada atendimento
  • Atuação contenciosa em caso de ações judiciais

Muito mais do que conhecer seus direitos como médico, você precisa estar atento aos seus deveres para com o paciente. Qualquer profissão está sujeita ao erro, mas aqui o cuidado deve ser redobrado.

Existem diversas ferramentas para evitar esses erros, que podem resultar em uma situação muito mais grave, por isso converse com seu advogado de confiança e adote medidas diárias para não se prejudicar ou causar problemas aos pacientes. Tem dúvidas sobre a importância do direito médico? Acesse o site da AKM Advogados e saiba como um profissional especializado pode te ajudar a otimizar o seu trabalho, fazer a gestão de riscos e evitar estresse.

Deixe seu comentário

Sobre

ANDRADE, MARQUES E KURASHIMA – AMK foi fundado por um grupo de profissionais com relevante atuação na advocacia consultiva e contenciosa nos mais renomados escritórios do país, que lhes propiciou conhecimento técnico. O objetivo do escritório é atender com excelência, aproximando os clientes do universo jurídico e tornando-o mais fácil de se compreender. Informação clara, atualização constante e resposta ágil para o problema proposto são premissas básicas e fundamentais da atuação do AMK.

Posts Rescentes

Siga-nos

Fale Conosco

Cadastre-se para receber nossas Newsletter