Contrato de compra e venda de imóvel: 4 dicas para sua segurança

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Saiba como fazer contrato de compra e venda de imóveis para evitar dor de cabeça na transação!

Está pensando em comprar ou vender um imóvel? Nós sabemos que a parte burocrática para esse tipo de transação pode ser estressante, mas entender como funciona um contrato de compra e venda de imóvel pode ajudar muito. 

Se você quer saber como fazer contrato de compra e venda de imóveis para garantir um processo mais seguro, acompanhe este post e confira nossas dicas para não ter dor de cabeça!

O que é contrato de compra e venda de imóvel?

Quando vamos comprar ou vender um imóvel, a lista burocrática é grande: além do contrato de venda, temos que nos preocupar também com os custos adicionais na hora de comprar um imóvel, como o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Móveis) e custos de cartório. 

Esse tipo de contrato serve para definir os detalhes da transação, como valor, forma e prazo de pagamento, além de falar sobre possíveis dívidas e condições do imóvel. Já deu para ter uma ideia sobre o que é o contrato de compra e venda de imóvel e sua importância, certo? 

Apesar de não ter o conhecimento técnico de um profissional da área, você pode entender como funciona um contrato de compra e venda de imóvel para ter um olhar mais crítico na hora de redigir ou analisar o documento. 

Como fazer contrato de compra e venda de imóvel?

Quem não entende bem o que é contrato de compra e venda de imóvel, e não possui conhecimento técnico para analisar as especificações do documento, pode acabar caindo em uma cilada. Infelizmente ainda existe muita gente má intencionada, mas nós vamos te ajudar a evitar golpes ou problemas contratuais futuros.

O primeiro passo é ler com atenção cada detalhe do documento. Leia, releia e leia novamente, quantas vezes achar necessário para entender tudo antes de assinar.

Além disso, listamos alguns itens importantes para saber como fazer contrato de compra e venda de imóveis com segurança e tranquilidade. Anote aí: 

  1. Verifique todos os dados

É essencial verificar todos os dados pessoais e sobre o imóvel descritos no contrato para saber se está tudo certo. Mesmo que o contrato de compra e venda de imóvel tenha sido redigido por advogado, ele  deve ser revisado para identificar possíveis erros, ou mesmo questões prejudiciais a você, caso não tenha sido o seu advogado quem o redigiu. 

Analise o CPF, RG, nome, endereço e, sobre o imóvel, verifique dados como dimensão, número da matrícula do imóvel, registro no cartório e localização. 

  1. Exija a vistoria do imóvel

A vistoria do imóvel é uma etapa indispensável, pois ela permite identificar danos estruturais e outros detalhes do bem. Isso ajuda a evitar problemas e gastos com manutenção no futuro que não deveriam ser de sua responsabilidade, mas sim do antigo proprietário.

Se estiver vendendo seu imóvel, lembre-se de deixar tudo em dia para o próximo dono, ou garantir que tais condições estejam previstas em contrato, para que não seja cobrado futuramente.. 

  1. Fique atento a possíveis dívidas

O contrato também deve conter informações sobre quitação de dívidas do imóvel. No caso de condomínios, por exemplo, é preciso conter uma declaração sobre a quitação das cotas condominiais

O imóvel deve ser entregue ao comprador sem nenhuma restrição, como hipoteca, penhora ou dívidas de condomínio, IPTU proporcional quitado.

Além disso, fique atento à dívidas dos vendedores do imóvel, pois você poderá perder o bem no futuro. Por isso, exija sempre todas aquelas muitas certidões, tanto dos vendedores quanto dos compradores.

  1. Contrate um advogado especializado

Um contrato de compra e venda de imóvel feito por advogado pode fazer toda a diferença no processo. Além de garantir mais segurança, já que o profissional conhece todos os termos técnicos e os muitos e indispensáveis documento, isso também ajuda a garantir que você tenha todos os seus direitos.

O custo de um advogado na transação imobiliária é mínimo quando comparado ao risco de se perder o investimento de uma vida inteira simplesmente por não ter solicitado a documentação correta, ou por não ter se atentado a um termo específico do contrato.

Deu para entender como funciona um contrato de compra e venda de imóvel, não é mesmo? Se precisar de ajuda, lembre-se de procurar um profissional.

Aqui na AMK Advogados você encontra uma equipe especializada em direito imobiliário. Acesse o site para ter o seu contrato de compra e venda de imóvel feito por advogado!

Deixe seu comentário

Sobre

ANDRADE, MARQUES E KURASHIMA – AMK foi fundado por um grupo de profissionais com relevante atuação na advocacia consultiva e contenciosa nos mais renomados escritórios do país, que lhes propiciou conhecimento técnico. O objetivo do escritório é atender com excelência, aproximando os clientes do universo jurídico e tornando-o mais fácil de se compreender. Informação clara, atualização constante e resposta ágil para o problema proposto são premissas básicas e fundamentais da atuação do AMK.

Posts Rescentes

Siga-nos

Fale Conosco

Cadastre-se para receber nossas Newsletter