O que é direito civil? Tudo o que você precisa saber sobre a área!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entenda para que serve o direito civil e conheça as principais características dessa área jurídica.

O direito civil é uma das áreas mais conhecidas da advocacia, e é também uma das mais importantes. O advogado especialista em direito civil vai atuar em diversas situações jurídicas ou não. Mas você realmente sabe para que serve o direito civil?

Neste post, vamos compartilhar com você as principais características do direito civil, e falar sobre as áreas de atuação do profissional que escolhe seguir carreira nesse ramo. Continue a leitura para tirar todas as suas dúvidas com a gente!

O que é direito civil?

Vamos começar este post explicando o que é direito civil. Esse é um dos principais segmentos do direito privado e cuida das relações entre pessoas ou coisas, como empresas e sociedades. 

Os princípios dessa área tem base em outras ramificações do direito, e por isso exige uma especialização do advogado. O advogado especialista em direito civil pode atuar em diversas áreas, desde a transação de imóveis até a abertura de empresas. 

No Brasil, uma das principais bases do direito civil é o Código Civil, que trata sobre diversos direitos e deveres do cidadão brasileiro. Muito além disso, as áreas de atuação do direito civil podem ser pautadas em legislação sobre direito da família, direito de sucessão, direito imobiliário, direito das pessoas, indenizações e muito mais. 

Atualmente, até mesmo o chamado direito digital pode ser uma especialidade de advogados na área do direito civil. Essa nova modalidade jurídica cuida de das relações online: fraudes na black friday, processos por danos morais, furto de informações e divulgação de dados pessoais são exemplos de ações nessa área, além dos famigerados casos de revenge porn. 

Para que serve o direito civil?

Com as características do direito civil fica bem mais fácil entender qual é o objetivo dessa área e em que ela pode nos ajudar. Esse ramo jurídico é essencial para regular a vida em sociedade, já que disciplina todas as formas de relação jurídica do indivíduo. 

Como já comentamos, o advogado especialista em direito civil pode atuar em diversas áreas e é sobre essas atividades que vamos conversar agora. 

Áreas de atuação do direito civil

O profissional que atua nessa área precisa ter conhecimento amplo em mais de uma ramificação do direito. Pode-se ainda escolher atuar de forma preventiva, consultiva ou contenciosa. 

Para conhecer melhor o dia a dia de quem trabalha nessa área, listamos para você as principais áreas de atuação do direito civil. Confira algumas das atividades realizadas pelo profissional dessa área da advocacia:

  • Elaboração de contratos
  • Ações de Direito da Família
  • Relações de consumo, seguindo o Código de Defesa do Consumidor
  • Ações indenizatórias e possessórias
  • Ações de usucapião, possessão, reivindicação de posse, inventários e arrolamentos
  • Questões de direito imobiliário

Ainda tem alguma dúvida sobre direito civil? Acesse o site da AMK Advogados e converse com um de nossos advogados especialistas!

Deixe seu comentário

Sobre

ANDRADE, MARQUES E KURASHIMA – AMK foi fundado por um grupo de profissionais com relevante atuação na advocacia consultiva e contenciosa nos mais renomados escritórios do país, que lhes propiciou conhecimento técnico. O objetivo do escritório é atender com excelência, aproximando os clientes do universo jurídico e tornando-o mais fácil de se compreender. Informação clara, atualização constante e resposta ágil para o problema proposto são premissas básicas e fundamentais da atuação do AMK.

Posts Rescentes

Siga-nos

Fale Conosco

Cadastre-se para receber nossas Newsletter