Conheça os benefícios do direito empresarial para o seu negócio!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin

Entenda qual a importância do direito empresarial para a organização da sua companhia.

Nós sabemos o quanto pode ser difícil administrar uma empresa: pagamentos de impostos, gestão de  funcionários e planejamento das estratégias de venda. Mas existe uma solução simples que pode facilitar muito a sua rotina: contar com um advogado especialista em direito empresarial. 

Esse profissional pode ser um grande aliado para a sua empresa e nós explicamos o porquê. Continue a leitura deste post para entender como funciona o direito empresarial e os benefícios que ele pode trazer para seu negócio!

Como funciona o direito empresarial?

A parte burocrática de uma empresa exige um conhecimento amplo, pois envolve muitos detalhes e diversas legislações. Redigir contratos, pagar impostos, cumprir leis ambientais, cuidar do pagamento e dos direitos dos trabalhadores é apenas o começo.

Para explicar como funciona o direito empresarial, podemos resumir dizendo que o profissional que atua nesta área tem a função de te ajudar com o cumprimento de todos esses itens ai de cima e muito mais. 

Um advogado especialista em direito empresarial pode atuar tanto na área preventiva quanto na contenciosa ou ainda consultiva, ou seja, trabalhando com assessoria jurídica (fixa ou esporadicamente) ou para resolver conflitos. Essa é exatamente a maior importância do direito empresarial dentro do seu negócio: evitar problemas com a justiça.

O ideal é que você conte com assessoria jurídica especializada desde o início para ficar em dia com as leis. A importância do direito empresarial nesta etapa é a orientação do profissional sobre como abrir uma empresa da maneira adequada. 

Qual a importância do direito empresarial?

Com essa explicação básica, já deu para entender melhor qual a importância do direito empresarial para o seu negócio, certo? Muita gente ainda acredita que esse trabalho é dispensável, mas ele faz toda a diferença para a administração da empresa e até pode ajudar na economia financeira. 

Confira esses benefícios do direito empresarial para o seu negócio:

1- Estruturação inicial da empresa

Como já comentamos antes, o acompanhamento de um advogado especialista em direito empresarial é essencial desde a abertura do seu negócio. A estruturação inicial de uma empresa exige pagamentos de taxas e impostos específicos, além de seguir determinações legislativas, por isso não dispense um profissional nesta fase. 

Além disso, escolher o tipo societário adequado é importante, antes mesmo de se registrar a empresa. Eventuais acordos entre os sócios também podem ser melhor redigidos com o auxílio e expertise de um advogado empresarial.

2 – Cuidados com contratos

Contratos precisam ser elaborados com frequência nas empresas, seja com fornecedores, novos funcionários ou até mesmo clientes. Para redigir um bom contrato é preciso ter alguns conhecimentos técnicos, e é aí que o direito empresarial entra em ação.

Além de redigir contratos, um advogado pode conferir o conteúdo dos documentos que você precisa assinar para identificar detalhes que podem te prejudicar no futuro. Essa função ajuda a identificar e mitigar riscos que podem influenciar diretamente na saúde financeira do seu negócio.

3 – Economia no pagamento de impostos

Não é novidade que o Brasil é um dos países que mais cobra impostos, mas você sabia que existe uma forma de reduzir gastos com tributos? Isso também é um dos benefícios do direito empresarial.

Além de ter um conhecimento profundo sobre os principais tributos que todo empreendedor precisa conhecer, seu advogado poderá fazer um planejamento tributário adequado após estudar formas de reduzir os gastos dentro da lei.

4 – Sociedades

Firmar sociedades é algo comum no ramo dos negócios, mas é preciso atenção aos detalhes para não cair em uma cilada ou prejudicar acordos. Um profissional da área do direito empresarial pode te orientar e redigir os contratos corretamente. 

Deu para entender a importância do direito empresarial para o seu negócio, certo? Para otimizar a administração da sua empresa, acesse o site da AKM Advocacia e conheça nossos especialistas em direito empresarial!

Quer saber mais sobre Direito Empresarial? Acesse o site da AMK Advogados e esclareça suas dúvidas sobre essa área da advocacia!

Deixe seu comentário

Sobre

ANDRADE, MARQUES E KURASHIMA – AMK foi fundado por um grupo de profissionais com relevante atuação na advocacia consultiva e contenciosa nos mais renomados escritórios do país, que lhes propiciou conhecimento técnico. O objetivo do escritório é atender com excelência, aproximando os clientes do universo jurídico e tornando-o mais fácil de se compreender. Informação clara, atualização constante e resposta ágil para o problema proposto são premissas básicas e fundamentais da atuação do AMK.

Posts Rescentes

Siga-nos

Fale Conosco

Cadastre-se para receber nossas Newsletter